Lívia Aureliano

Com mais de 20 anos de experiência em pesquisa, docência e prática clínica, Lívia é fundadora do TatuTEA, um centro que alia ciência, inclusão e inovação no atendimento a crianças autistas e suas famílias. Reconhecida por suas contribuições acadêmicas e por representar o Brasil em eventos internacionais, ela é uma autoridade na formação de profissionais e na promoção de serviços baseados em ABA.

Lívia Aureliano

Com mais de 20 anos de experiência em pesquisa, docência e prática clínica, Lívia é fundadora do TatuTEA, um centro que alia ciência, inclusão e inovação no atendimento a crianças autistas e suas famílias. Reconhecida por suas contribuições acadêmicas e por representar o Brasil em eventos internacionais, ela é uma autoridade na formação de profissionais e na promoção de serviços baseados em ABA.

Em 1998, Lívia iniciou seus estudos na graduação de psicologia na PUC de São Paulo.

Ao longo de toda a graduação, a Análise do Comportamento foi uma das abordagens que mais chamou a atenção de Lívia e que fez com que ela se dedicasse, em muitas oportunidades, ao estudo da Análise do Comportamento através de disciplinas eletivas e estudos extracurriculares.

Em 2002, Lívia se formou na graduação e já iniciou o seu trabalho em Psicologia Clínica, no atendimento a crianças, adolescentes e adultos, a partir da abordagem da Análise do Comportamento.

Já em 2003, iniciou sua primeira Especialização na Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, no curso de Medicina Comportamental.

Durante o seu último ano na graduação, Lívia foi chamada por uma de suas professoras para estagiar em sua consultoria de gestão de pessoas, na qual trabalhou até 2006, com treinamentos de equipe e planejamento de processos de gestão de recursos humanos.

Em 2004, iniciou como aluna ouvinte no Mestrado de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, na PUC de São Paulo.

Em 2005, cursou outra Especialização Lato Sensu na Universidade de São Paulo, em Terapia Comportamental, com a Prof.ª Dra. Martha Hubner.

Em 2006, iniciou o Mestrado como aluna regular no Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, na PUC de São Paulo. Foi bolsista da CAPES ao longo dos 2 anos de Mestrado e teve como professores grandes nomes da Análise do Comportamento, como: Prof.ª Dra.  Maria Amália Andery, hoje reitora da PUC-SP, Prof.ª Dra.  Nilza Micheletto, Prof.ª Dra.  Teresa Maria Sério e Prof.º Dr. Roberto Banaco.

Sua pesquisa de mestrado foi realizada na área da Análise Experimental do Comportamento, durante a qual teve a oportunidade de se dedicar e aprofundar seus conhecimentos em pesquisa básica, método científico e todos os principais conceitos que embasaram a ciência da Análise do Comportamento. Seu orientador da pesquisa de mestrado foi o Prof.º Dr. Roberto Alves Banaco, um dos principais nomes da Análise do Comportamento do Brasil.

Foi ainda durante o mestrado que Lívia iniciou sua trajetória na carreira docente, em cursos de pós-graduação e graduação. Em 2008, no ano em que defendeu a sua dissertação de mestrado, iniciou o seu trabalho como docente da Universidade São Judas Tadeu no curso de graduação em Psicologia. Ao longo de 12 anos, Lívia, juntamente com outros colegas, como o Prof. Dr. Nicodemos Borges, reestruturou o ensino da Análise do Comportamento na Universidade São Judas, tornando a universidade uma grande referência na formação de estudantes com uma base teórica sólida em Análise do Comportamento.

Seu trabalho na universidade envolveu a docência em sala de aula, orientação de pesquisas, tanto de trabalhos de conclusão de curso quanto de iniciação científica, participações em comissões de ética e orientações e supervisões de estágios clínicos.

Com o término do seu mestrado em 2008, Lívia dedicou-se por alguns anos exclusivamente à docência e à clínica, em seu consultório particular, atendendo adolescentes, adultos, casais e famílias.

Sua trajetória na área do autismo teve início em 2013, quando decidiu iniciar o doutorado na Universidade de São Paulo – USP. Sua orientadora da tese de doutorado, a professora doutora Martha Hubner, era coordenadora do Centro para Autismo e Inclusão Social, o CAIS-USP. O CAIS é um centro de atendimento social a crianças autistas e um centro de formação de terapeutas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Seu trabalho foi financiado por uma das principais agências de fomento em pesquisa do Brasil, a CAPES.

Em sua pesquisa de doutorado, Lívia utilizou de algumas ferramentas e tecnologias da Análise do Comportamento Aplicada para reestruturar e aprimorar a prestação de serviço do CAIS USP, tanto no que se refere a formação dos estudantes no atendimento a crianças no espectro autista a partir da abordagem da ABA, assim como o aprimoramento dos serviços prestados às crianças e às suas famílias.

Lívia defendeu sua tese de doutorado em fevereiro de 2018 e, além do seu título de doutora, um dos principais resultados de sua tese foi, a manutenção e principalmente o aprimoramento de um dos poucos serviços de atendimento social a população neurodiversa na cidade de São Paulo.

Além disso, sua tese de doutorado recebeu um dos principais prêmios concedidos pela Universidade de São Paulo, como a melhor tese produzida pelo Departamento de psicologia experimental da USP.

Ainda em 2018, seu trabalho foi aceito para ser apresentado na principal conferência Internacional da Análise do Comportamento nos Estados Unidos, a ABAI, em Chicago.

Antes disso, em 2016, um dos trabalhos orientados por Lívia também foi aceito para ser apresentado nesta mesma conferência de análise do comportamento Internacional nos Estados Unidos, neste ano, em San Diego.

Em 2019, Lívia encerrou seu ciclo na Universidade São Judas e iniciou o projeto que, em 2020, se concretizou como TatuTEA.

O TatuTEA nasceu da soma de anos de experiência teórica, clínica e de pesquisa, assim como o desejo de colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo dos seus anos de doutorado.

Ao longo de toda essa trajetória, Lívia se dedicou também a propagação da análise do comportamento através de inúmeras participações em congressos nacionais, jornadas de Análise do Comportamento pelo Brasil, publicações de artigos científicos em periódicos nacionais de grande impacto, capítulos de livros e a organização de um dos volumes do periódico chamado Comportamento em Foco, que é um dos principais periódicos em análise do comportamento no Brasil.

Participou também como revisora de artigos para livros e revistas científicas, como arguidora em bancas de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e de dissertação de mestrado.

Link do Currículo Lattes