Por que aderir a estimulação precoce para crianças no espectro autista?

Mesmo com o diagnóstico indefinido, métodos de intervenção são capazes de amenizar déficits nas funções motoras, cognitivas, sensorial e interação social de bebês.

O espectro autista é uma condição neurológica que afeta o indivíduo desde o nascimento, e as características podem ser reconhecidos no primeiro ano de vida. Embora existam diferentes características, alguns podem ser observados a partir do primeiro ano de vida, momento em está ocorrendo a maturação da estrutura cerebral e  é neste momento em que a estimulação precoce pode atuar com excelência e contribuir para a evolução das habilidades.

O que é a estimulação precoce?

O atendimento utiliza técnicas, jogos, atividades, exercícios e outros recursos que estimulam funções cerebrais de bebês para desenvolver da melhor forma possível

A estimulação precoce no diagnóstico do TEA

Por tratar-se de técnicas individualizadas, a estimulação precoce é capaz de identificar as principais dificuldades  de comunicação, cognitivas, interacionais do bebê, através da análise das relações funcionais entre os comportamentos da criança e os estímulos do ambiente. Dessa forma, também torna-se uma ferramenta eficiente no diagnóstico do transtorno do espectro autista, além da sua eficiência na intervenção.

Benefícios

Geralmente as terapias e técnicas são iniciadas na fase de maturação da estrutura cerebral, o que ocorre nos primeiros meses até 2 anos e 11 meses.. Ou seja, a criança ainda está em fase inicial de absorção, o que torna a estimulação precoce ainda mais eficiente no desenvolvimento das habilidades necessárias.

Método:

Com o objetivo de estimular e possibilitar novas condições das funções motoras, de comunicação e cognitivas do bebê, a estimulação precoce é o conjunto de diversas técnicas individualizadas, de acordo a com condição da criança.  A base da intervenção precoce é a motivação do bebê. Por isso são utilizados objetos, brincadeiras e atividades que, ao mesmo tempo que estimula e desenvolve, diverte a criança.

Independente das nomenclaturas do conjunto de técnicas desenvolvidas pelo especialista, todas serão baseadas nos aspectos estruturais da criança e déficits nas funções motoras e por isso, se bem aplicadas, considerando os fatores externos do meio em que ela vive e sua formação até o momento, terão efeitos. Para o melhor aproveitamento, é preciso iniciar a estimulação antes dos três anos de idade.

Resultados:

A estimulação e diagnóstico precoce do TEA contribuem com a melhora no desenvolvimento da criança, possibilitando a aquisição de habilidades capazes de interferir no aprendizado da criança bem como sua interação social e qualidade de vida.

Para saber mais sobre, acompanhe os conteúdos do nosso blog. Se você identifica em seu bebê sinais do espectro do autismo, procure nossos especialistas para uma avaliação e caso seja necessário, inicie a intervenção.

TatuTEA

TatuTEA

Espaço Especializado em ABA

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CONTATO

Entre em contato conosco, ou se preferir, encaminhe uma mensagem preenchendo o formulário abaixo:

Quer trabalhar conosco, 
envie um  email com seu currículo para:
contato@tatutea.com.br

LOCALIZAÇÃO

Rua Itapura, 300 – Sala 608
(à 5 minutos da estação Carrão do Metrô)
Tatuapé – São Paulo – SP
03310-000

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta das 9:00 às 18:00.

Espaço Especializado em ABA 

© 2020 – Todos os direitos reservados