Veja as dúvidas mais comuns e agende sua entrevista conosco.

Dúvidas Frequentes:

Vocês atendem convênio?

Não trabalhamos com plano de saúde. Emitimos Notas Fiscais e relatórios para que as famílias solicitem o reembolso junto ao plano/convênio médico.

Qual é o valor da hora de intervenção?

Cada intervenção é única e o valor varia em função da modalidade do atendimento (na clínica, em casa, na escola). A partir de uma avaliação inicial, um plano de intervenção é elaborado, com uma carga horária mensal, que é cobrada mensalmente. O valor hora que usamos como referência é de 215 reais.

Essa primeira entrevista é cobrada?

Não. Fazemos essa primeira conversa sem custo para conhecermos melhor a demanda da família e esclarecermos como é o nosso trabalho e para que a família possa conhecer nosso espaço.

Quais as especialidades que têm no TatuTEA?

Somos uma equipe composta por psicólogos com experiência em intervenção ABA, fonoaudiólogos e terapeuta ocupacional. Trabalhamos também com questões pedagógicas, focadas em leitura e escrita e adaptação de material pedagógico.

Vocês trabalham com AT?

A partir dos resultados da avaliação inicial e com base na evolução da criança, planejamos a intervenção e integramos a modalidade de Acompanhante Terapêutico (AT) quando identificamos a necessidade junto à família. Esse AT poderá ser o próprio terapeuta da criança ou outro profissional. Em alguns casos, o AT poderá ser um estagiário, sob supervisão direta dos responsáveis pelo caso.

Vocês atendem em casa?

Sim. Os atendimentos domiciliares poderão acontecer se for identificada a necessidade a partir dos resultados da avaliação inicial e com base na evolução da criança.

Vocês trabalham com estagiários?

Temos estagiários em nossa equipe, mas não delegamos atendimentos a eles. Os estagiários exercem outras funções, para que se preparem o suficiente para atenderem diretamente as crianças. No entanto, em alguns casos específicos, podemos incluir um estagiário na equipe de intervenção da criança, para acompanhamento na escola ou para alguma atividade específica em casa.

Vocês fazem avaliação neuropsicológica?

Sim. Temos uma neuropsicóloga parceira que indicamos para as avaliações em crianças mais velhas, a partir dos 7 anos, jovens e adultos. No caso de avaliação de crianças pequenas (abaixo de 4 anos), fazemos uma avaliação com instrumentos específicos para cada idade.

Vocês fazem diagnóstico de TEA?

Sim. Temos uma neuropsicóloga parceira que indicamos para as avaliações em crianças mais velhas, a partir dos 7 anos, jovens e adultos. No caso de avaliação de crianças pequenas (abaixo de 4 anos), fazemos uma avaliação com instrumentos específicos para cada idade.

Você será redirecionado para o WhatsApp e irá falar
com a nossa secretária para agendar a sua entrevista.

Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato no (11) 97673 7558

Como funciona a terapia ABA?

ABA é uma sigla para Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis) que é uma ciência que embasa a intervenção. A terapia é planejada com base na avaliação inicial que é feita, através da qual são determinados os objetivos terapêuticos que embasam todo o Plano de Intervenção, que é individual. Todas as sessões são planejadas com base nos objetivos previamente definidos e a modalidade da intervenção varia de acordo com tais objetivos e pode ser modificada de acordo com a evolução da criança. Além disso, as sessões podem ser mais estruturadas ou mais naturalísticas, também de acordo com os objetivos traçados para cada momento do processo terapêutico.

Quantas horas de intervenção são necessárias?

Apesar de muitos médicos prescreverem horas de atendimento em ABA em uma primeira consulta com a criança, a quantidade de horas ideal só será definida após a realização de uma boa avaliação comportamental. Muitas coisas precisam ser levadas em conta no momento de definir a carga horária ideal de intervenção: severidade do atraso, tolerância da criança, disponibilidade da família, tanto de tempo quanto financeiro, dentre outras coisas. No TatuTEA, levamos muito em conta todas essas questões e, em algumas situações, começamos com uma intensidade menor de intervenção e vamos aumentando conforme a organização da família e/ou evolução da criança.

Meu filho ainda não tem diagnóstico, o que devo fazer?

A realização de uma avaliação comportamental e o início da intervenção não depende de um diagnóstico. Quando os pais identificam qualquer atraso ou dificuldade da criança já é indicada a busca por profissionais especializados em neurodesenvolvimento infantil.

O médico prescreveu muitas horas de terapias, mas não tenho condições de pagar, o que eu faço?

A quantidade de horas de intervenção deve ser definida sempre pela equipe especializada, após a realização de uma avaliação. No TatuTEA, respeitamos as condições da família e, muitas vezes, começamos as intervenções com uma carga horária menos intensa e orientamos a família em manejos comportamentais importantes a serem feitos em casa, até se organizem e consigam oferecer uma carga mais intensiva de intervenção.

Meu filho ainda não fala, será que é autismo?

Pode ser um sinal, mas não é sinônimo de autismo. A ausência de fala não é critério diagnóstico para TEA. Algumas outras dificuldades ou até mesmo transtornos comunicativos têm como sinal o atraso na aquisição da linguagem. O mais importante é buscar por uma avaliação de uma equipe especializada e dar início às intervenções.

Quais são os principais sinais de autismo?

É importante sempre lembrar que o autismo é um espectro e, por isso, cada criança tem um desenvolvimento diferente e apresenta características diferentes. Mas existem alguns sinais mais comuns. São eles: poucas reações emocionais; excesso de irritabilidade; não atende pelo nome; pouco ou nenhum contato visual; movimentos repetitivos, que podem ser motores ou vocais; poucas ou nenhuma vocalização. Mas se meu filho tem alguns desses sinais, significa que ele tem TEA? Não necessariamente. Principalmente em bebês, os sinais podem ser bem sutis e estarem relacionados ao momento do desenvolvimento.
No entanto, é importante estar atento e não deixar passar ou esperar muito tempo para procurar ajuda. Nesses casos, é melhor “pecar” pelo excesso do que pela falta.⠀

Vocês trabalham com o Método DENVER?

Denver é o nome de um protocolo de avaliação e intervenção que ficou muito famoso por seu uso com crianças pequenas. O nome do protocolo é Checklist Curriculum do Modelo Denver de Intervenção Precoce para Crianças Pequenas com autismo. Nós utilizamos esse protocolo, assim como outros para a mesma faixa etária, como a Bayley III, VBMapp, Portage.

Assim, é importante esclarecer a diferença entre o que é ABA e o que é Denver. ABA é a sigla em inglês para Análise do Comportamento Aplicada, que é a ciência que embasa a intervenção que é considerada a mais eficiente para trabalhar com crianças e jovens com atraso no desenvolvimento. Denver é o nome de um dos muitos protocolos que são utilizados nas avaliações e intervenções com crianças pequenas. Esse protocolo é baseado na ABA e também no conhecimento sobre desenvolvimento infantil.

Meu filho tem alguns atrasos. Qual profissional devo procurar primeiro?

A ordem de busca pelos profissionais não necessariamente afeta o resultado. Caso você opte por iniciar os atendimentos por um médico, o importante é que este seja especializado em atraso do neurodesenvolvimento. Um bom médico irá examinar a criança, observá-la por um período e encaminhar para os especialistas. Ele poderá, inclusive, a depender do caso, já prescrever alguma medicação. No entanto, para que um diagnóstico seja fechado, geralmente o médico faz os encaminhamentos para que outros especialistas façam as devidas avaliações e, a partir dos resultados, cheguem juntos a um diagnóstico. Mas a família pode buscar por ajuda de um fonoaudiólogo, quando identifica um atraso de fala e linguagem; um psicólogo, de preferência especializado em ABA, quando existem questões comportamentais e emocionais. E, fazendo as avaliações nos especialistas, aí sim procurar um médico.

Você será redirecionado para o WhatsApp e irá falar
com a nossa secretária para agendar a sua entrevista.

Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato no (11) 97673 7558

Equipe TatuTEA