Alteração neurológica apresenta experiências sensoriais
Sabe aquela história do gosto do cheiro, lembranças associadas a um perfume ou sabor? Essa é uma experiência comum no ser humano de associar coisas a cheiros, sabores e até cores. Porém, existem pessoas que possuem essa característica de forma potencializada, são os sinestetas, ou seja, pessoas com sinestesia.
Mas afinal, o que é a sinestesia?
Considerado um fenômeno neurológico involuntário, a sinestesia é a “mistura dos sentidos” que causa experiências sensoriais atípicas em quem possui a condição, e sua causa ainda é desconhecida, embora já seja possível identificar muitas coisas relacionadas a manifestação da condição. Por exemplo:
A pessoa sinesteta é capaz de visualizar a cor que possui uma letra ou onda sonora, ou então, sentir o cheiro que emite uma voz, ou reconhecer formas em sons, e assim por diante. Ainda que seja uma forma diferente e rara de enxergar o mundo, a sinestesia é considerada muito mais um talento especial do que um comprometimento neurológico e, estudos recentes apontam que é mais frequente em mulheres e pessoas canhotas.
Mesmo que ainda não tenha sido descoberta a causa, a sinestesia é relativamente comum em uma parcela da população mundial. Estima-se que cerca de 4% da população mundial convivam com essa condição. Já foram registrados por meio de diagnósticos e estudos mais de 60 tipos diferentes de percepções sinestésicas. Alguns deles, publicados na última década por cientistas da universidade de Cambridge, relatam a presença da condição em um número expressivo de pessoas autistas.
O autismo é uma condição neurológica que compromete em diferentes graus a interação social, comunicação verbal e não verbal, cognitiva e sensorial, e por conta disso, é possível que o fenômeno sinestésico se manifeste muito mais em pessoas que já possuem alterações sensoriais.
De toda forma, a sinestesia é apenas uma forma diferente de enxergar o mundo que deve ser trabalhada a favor da pessoa. Diversos artistas foram diagnosticados como sinestetas: O pintor Vincent Van Gogh (1853-1890) e os cantores Charli XCX, Lady Gaga, Pharrell Williams e Maggie Rogers, entre outros são personalidades que possuem sinestesia e utilizam a condição como ferramenta para suas artes.