O papel da fonoaudiologia para o desenvolvimento de crianças com TEA

Micaela Monteiro Marques – Fonoaudióloga do TatuTEA

Após o diagnóstico do TEA, inicia-se uma jornada com muitas descobertas. Afinal, o tratamento de uma criança com TEA visa refinar e intensificar alguns comportamentos comuns ao desenvolvimento de qualquer indivíduo.

Neste contexto, um dos papeis importantes na reabilitação e inclusão da criança está a intervenção por meio da fonoaudiologia, que tratará as questões da comunicação verbal, auditiva e até mesmo da alimentação. Isso mesmo, um dos sintomas também pode estar ligado a deglutição e seletividade alimentar.

Dentro do diagnóstico de TEA existem diversos níveis e graus e cada um atinge de forma diferente a criança, muitas vezes abrangendo a forma de comunicação. Por isso, a fonoaudiologia torna-se uma grande aliada no desenvolvimento da linguagem das pessoas autistas, além de contribuir positivamente nas outras intervenções terapêuticas.

O atendimento do fonoaudiólogo é baseado na idade apresentada e o desempenho do indivíduo nos protocolos aplicados em consulta, ou seja, no caso de crianças não verbais, é feita a estimulação de vocalizações, aquisição de linguagem e comportamento de ouvinte – fundamentais para a socialização da criança.

Entre as dificuldades, também é notório alguns problemas de deglutição ou nos órgãos fonoarticulatorios. Nestes casos, são realizadas estimulações com exercícios miofuncionais, escolhidos também de acordo com as dificuldades apresentadas nos protocolos aplicados. Em muitos dos casos, a seletividade alimentar também se manifesta por conta da sensibilidade às texturas, cheiros e cores dos alimentos que são tratados com técnicas propostas pelo profissional.

Há também as intervenções que abordam a comunicação alternativa e suplementar como estratégia, ensinando a comunicação por meio de trocas de figuras ou aplicativo de comunicação.

Se a sua criança apresenta algum atraso na comunicação e linguagem, considere o tratamento multidisciplinar e a atuação da fonoaudiologia como uma ferramenta importante para a autonomia da criança.

Consulte um profissional do TatuTEA!

TatuTEA

TatuTEA

Espaço Especializado em ABA

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CONTATO

Entre em contato conosco, ou se preferir, encaminhe uma mensagem preenchendo o formulário abaixo:

Quer trabalhar conosco, 
envie um  email com seu currículo para:
contato@tatutea.com.br

LOCALIZAÇÃO

Rua Itapura, 300 – Sala 608
(à 5 minutos da estação Carrão do Metrô)
Tatuapé – São Paulo – SP
03310-000

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta das 9:00 às 18:00.

Espaço Especializado em ABA 

© 2020 – Todos os direitos reservados