Cuidados e rotina com a criança pode ser exaustiva e influenciar na saúde mental dos pais.
Ao descobrir que uma nova vida está prestes a chegar, todos os pais sonham e idealizam infinitas possibilidades para a vida da criança. Ninguém vislumbra ter uma criança com algum tipo de deficiência. Os pais descobrem como lidar com a condição, vivenciando a experiência. Ao se deparar com o filho atípico, encaram a realidade de cuidar daquela criança e suprir todas as necessidades que ela terá ao longo da vida, esquecendo-se de si e isso pode gerar diversas frustrações nessa jornada.
É natural que os pais passem por um período de luto pelo filho idealizado e desenvolvam ao longo do caminho sentimentos negativos em relação aos desafios da nova rotina. Um dos primeiros e mais cruéis é a culpa, primeiro pelo sentimento de impotência diante da situação, depois por pensar e expressar emoções negativas em relação ao dia a dia daquela criança, e aquela sensação de que nunca fazem o suficiente.
Em meio a tanta responsabilidade, os pais tendem a se esquecer que são seres humanos e que também precisam de cuidados, de individualidade, de lazer e principalmente descansar. Por essa razão é fundamental compreender algumas emoções:
- O primeiro e mais importante passo é ressignificar as expectativas em relação à criança para evitar frustrações e permitir que ela seja o que pode ser;
- Aceitar que nem todo dia tudo estará bem e isso acontece com todo mundo;
- Sentimentos negativos são normais e não torna você uma má pessoa, faz parte do processo;
- Perder a paciência também é algo totalmente natural e compreensível;
A sobrecarga também contribui para essa montanha russa de emoções, por isso, dividir as tarefas com os outros membros da família se torna essencial para a saúde emocional.
- Separe um tempo para você;
- Busque uma rede de apoio;
- Retome alguns hábitos;
- Se perdoe;
- Faça atividades sozinhas;
E não se preocupe, vai ficar tudo bem! A criança estará em boas mãos e bem assistida.
Se você sente sintomas de tristeza, irritabilidade, entre outros, procure ajuda profissional imediatamente. No TatuTEA temos profissionais especializados para ajudar no desenvolvimento da criança e também a cuidar da saúde emocional dos pais.